Publicado quarta-feira, 05/08/2015 às 7:04 am
Trata-se de uma doença que compromete as vias respiratórias. É uma doença auto-imune cujo tratamento é à base de corticoides e imunodepressores. Acomete mais a partir dos 50 anos e os procedimentos a serem feitos vai depender da extensão do comprometimento pulmonar, podendo até chegar a ser feito traqueostomia para verificação com 02 sob pressão. Quando diagnosticada precocemente e tratada devidamente o indivíduo, principalmente os mais jovens podem obter cura. As causas podem ser idiopáticas, medicamentosas, hereditárias ou ainda hiper alérgica a fungos e mofo. Pessoas que lidam com fezes de aves têm muita possibilidade de desenvolver a doença que começa a surgir após 6 a 8 anos. Mas nem toda fibrose pulmonar, necessariamente é DIP. O paciente procura o médico após sentir falta de ar e tosse constante. O RX do tórax e a tomografia podem orientar o pneumologista quanto ao diagnostico. O tabagismo e o etilismo devem ser evitados pois ajudam a complicar o quadro. Quando se tem condições financeiras e menos de 60 anos, pode pensar num transplante de um ou dois pulmões. O problema é que há muita falta de doadores.
Nosso organismo começa a fabricar anticorpos maléficos que destroem nossas defesas, no enfraquecendo, e na maioria dos casos nos tornando incapazes às atividades cotidianas. Dependendo da área pulmonar afetada devemos ter o máximo cuidado em não fazer esforços exagerados, pois a nossa capacidade respiratória estar diminuída. Não aconteça a troca pelo gás carbônico. A tosse constante com ou sem secreção incomoda bastante, principalmente quando acontece à noite. O mecanismo de ação desta doença se assemelha ao da artrite reumatoide, do LUPUS e da AIDS.
Nunca devemos perder a fé em uma cura. Os portadores devem fazer algo que possa lhes dar prazer. Ler livros, assistir bons filmes, se alimentar normalmente, jogar cartar com os amigos, ficar troncando mensagens no computador com os amigos e muita fé em Deus seu que a vida só é boa de ser vivida quando se tem um motivo, um objetivo ou um sonho. Crie um e passe a viver com melhor qualidade de vida. Não deixe seu cérebro parar de pensar em algo bom. Isso ajuda a afastar a depressão.
Dr. Jacob Muniz Medeiros – Médico e vítima desta doença.