Publicado sexta-feira, 05/06/2015 às 12:03 am
A internação Domiciliar é o serviço prestado na casa do paciente, substituindo a hospitalização, que abrange o cuidado e atendimento de diferentes complexidades. Envolve ampla cobertura de serviços, desde o fornecimento de medicamentos, materiais dietas gases medicinais, equipamentos hospitalares, entre outros.
É um atendimento destinado aos cuidados especializados do paciente crônico, com alto grau de dependência, através de uma equipe multidisciplinar habilitada e de alta competência juntamente com a presença de enfermagem domiciliar de 6 a 24 horas. Entre seus benefícios está à diminuição dos riscos de infecção em ambientes hospitalares, a humanização do atendimento no ambiente domiciliar, redução de complicações clínicas, reinternações desnecessárias e otimização do tempo de recuperação do paciente.
Regulamentada pela Anvisa por meio de Resolução nº 11 em 30.01.2006, a assistência domiciliar visa à estabilidade clínica e a superação do grau de dependência do paciente, reunindo no conforto domiciliar os cuidados e a atenção especializados.